Edifício Tijucas

Edifício Tijucas

O Edifício Tijucas é um dos edifícios mais tradicionais de Curitiba,  o prédio foi inaugurado em 1958, próximo da Praça Osório, é um dos espaços mais movimentados da cidade. Ao todo, o Edifício Tijucas abriga 586 conjuntos, entre comerciais, residenciais e lojas. Por sua galeria, passam entre 5 mil pessoas diariamente. é quase uma cidade dentro de outra.

Em seu primeiro bloco, o qual tem frente para a Rua XV de Novembro, conta com doze andares de estabelecimentos comerciais e outros dezessete de apartamentos residenciais. Já o segundo bloco tem 21 andares, todos de estabelecimentos comerciais, ele tem frente para a Rua Cândido Lopes junto ao Largo Frederico de Oliveira, onde existe uma banca e uma floricultura, nos dias de calor as pessoas costumam sentar nos bancos por ali para se refrescar com o ar das lojas Americanas que desencana por ali.

O Tijucas ainda hoje é considerado um arranha céu, mas em sua época deixava muitas pessoas curiosas estimulava assim um certo turismo. Na década de setenta, o edifício Tijucas ficou conhecido como “reduto dos alfaiates”, graças ao grande número de alfaiatarias instaladas no lugar. Dos estabelecimentos, poucos resistiram ao tempo e à modernidade. Tamanha a fama do prédio que surgiram algumas “lendas” como o fantasma da mulher de vermelho.

 

Ficha Técnica:

Edifício Tijucas
Arquiteto: 
Ano: 1958
Endereço: Rua Luiz Xavier, Centro